Lidando com pessoas na gestão por competência
Um dos temas mais trabalhados na atualidade é Gestão por competência, neste conteúdo vamos falar de 07 competências para lidar com pessoas. Em qualquer área que trabalhe ou mesmo na vida pessoal estamos lidando com pessoas o tempo inteiro. Vamos incluir uma definição e os comportamentos ou indicadores observáveis como alguns gostam de chamar que podem indicar a existência de uma competência em uma pessoa. Bom estudo.
Competência: ESTABELECIMENTO DE FOCO
Descrição: Capacidade de desenvolver e comunicar metas em apoio à missão do negócio.
Indicadores:
- Atua para alinhar os objetivos da própria unidade com a direção estratégica do negócio;
- Garante que as pessoas compreendam como seu trabalho se relaciona com a missão do negócio;
- Garante que todos entendam e se identifique com a missão da empresa;
- Garante que a unidade desenvolva metas e um plano para ajudar a cumprir a missão do negócio.
Competência: SUPORTE MOTIVACIONAL
Descrição: Capacidade de melhorar o compromisso dos outros com seu trabalho.
Indicadores:
- Reconhece e recompensa as pessoas por suas conquistas;
- Reconhece e agradeço as pessoas por suas contribuições;
- Fica orgulhoso do grupo e encoraja as pessoas a se sentir bem com suas realizações;
- Encontrar maneiras criativas de tornar o trabalho das pessoas gratificante;
- Firma o próprio compromisso com um processo por estar pessoalmente presente e envolvido em eventos-chave;
- Alinha assuntos e apresentações que dinamizam os grupos.
Competência: PROMOVENDO O TRABALHO EM EQUIPE
Descrição: Como membro da equipe, a capacidade e o desejo de trabalhar em cooperação com outros em uma equipe; Como líder de equipe, a capacidade de demonstrar interesse, habilidade e sucesso em conseguir que os grupos aprendam a trabalhar juntos.
Indicadores de comportamentos para membros da equipe
- Escuta e responde de forma construtiva às ideias dos outros membros da equipe;
- Oferece suporte para ideias e propostas de outros;
- Está aberto com outros membros da equipe sobre suas preocupações;
- Exprime o desacordo de forma construtiva (por exemplo, enfatizando pontos de concordância, sugerindo alternativas que possam ser aceitáveis para o grupo);
- Reforça os membros da equipe por suas contribuições;
- Dá comentários honestos e construtivos a outros membros da equipe;
- Fornece assistência aos outros quando eles precisam;
- Funciona para soluções que todos os membros da equipe podem suportar;
- Partilha a sua experiência com os outros;
- Procura oportunidades para trabalhar em equipes como meio para desenvolver experiência e conhecimento;
- Fornece assistência, informações ou outro suporte para outros, para construir ou manter relacionamentos com eles.
Indicadores de comportamentos para líderes de equipe
- Fornece oportunidades para que as pessoas aprendam a trabalhar em conjunto como uma equipe;
- Aloca a participação ativa de todos;
- Promove a cooperação com outras unidades de trabalho;
- Garante que todos os membros da equipe sejam tratados de forma justa;
- Reconhece e encoraja os comportamentos que contribuem para o trabalho em equipe;
Competência: EMPODERANDO OS OUTROS
Descrição: A capacidade de transmitir confiança na capacidade dos funcionários de ser bem sucedido, especialmente em desafiar novas tarefas; Delegar responsabilidade e autoridade significativas; Permitindo aos funcionários a liberdade de decidir como eles alcançarão seus objetivos e resolverão problemas.
Indicadores:
- Dá às pessoas a liberdade para tomar decisões em sua própria esfera de trabalho;
- É capaz de permitir que outros tomem decisões e se responsabilizem;
- Encoraja indivíduos e grupos a estabelecerem seus próprios objetivos, consistentes com os objetivos comerciais;
- Expressa confiança na capacidade de outros serem bem-sucedidos;
- Incentiva os grupos a resolver problemas por conta própria; Evita a prescrição de uma solução.
Competência: GERENCIANDO MUDANÇAS
Descrição: a capacidade de demonstrar apoio à inovação e às mudanças organizacionais necessárias para melhorar a efetividade da organização; Iniciar, patrocinar e implementar mudanças organizacionais; Ajudando os outros a gerenciar com sucesso mudanças organizacionais.
Indicadores de comportamentos dos empregados
- Desenvolve pessoalmente um novo método ou abordagem;
- Propõe novas abordagens, métodos ou tecnologias;
- Desenvolve formas melhores, mais rápidas ou menos dispendiosas de fazer as coisas.
Indicadores de Comportamentos do gerente / Líder
- Trabalha em cooperação com outros para produzir soluções inovadoras;
- Chega à liderança na definição de novas direções comerciais, parcerias, políticas ou procedimentos;
- Aproveita as oportunidades para influenciar a direção futura de uma unidade organizacional ou o negócio geral;
- Ajuda os funcionários a desenvolver uma compreensão clara do que eles precisam fazer de maneira diferente, como resultado de mudanças na organização;
- Implementa ou apoia várias atividades de gerenciamento de mudanças (por exemplo, comunicações, educação, desenvolvimento de equipe, treinamento).
- Estabelece estruturas e processos para planejar e gerenciar a implementação ordenada de mudanças.
- Ajuda indivíduos e grupos a gerenciar a ansiedade associada a mudanças significativas.
- Facilita grupos ou equipes através dos processos de resolução de problemas e criativos que levam ao desenvolvimento e implementação de novas abordagens, sistemas, estruturas e métodos.
Competência: DESENVOLVER OUTROS
Descrição: a capacidade de delegar responsabilidade e trabalhar com outros e treiná-los para desenvolver suas capacidades.
Indicadores:
- Fornece feedback útil e específico ao comportamento para outros;
- Compartilhe informações, conselhos e sugestões para ajudar os outros a serem mais bem sucedidos; Fornece coaching eficaz;
- Dá atribuições de pessoas que ajudarão a desenvolver suas habilidades;
- Encontra-se regularmente com os funcionários para avaliar o progresso do seu desenvolvimento;
- Reconhece e reforça os esforços e melhorias de desenvolvimento das pessoas;
- Expressa confiança na capacidade de outros serem bem-sucedidos.
Competência: GERENCIANDO O DESEMPENHO
Descrição: Capacidade de assumir a responsabilidade pelo próprio desempenho de seus funcionários, estabelecendo metas e expectativas claras, rastreando o progresso em relação aos objetivos, garantindo comentários e abordando os problemas e problemas de desempenho prontamente.
Indicadores de comportamentos para funcionários
- Com seu gerente, estabelece metas específicas e mensuráveis que são realistas, mas desafiadoras, com datas para realização;
- Com seu gerente, esclarece expectativas sobre o que será feito e como;
- Aloca o apoio de seu gerente na obtenção da informação, recursos e treinamento necessários para realizar efetivamente seu trabalho;
- Notifica prontamente o seu gerente sobre quaisquer problemas que afetem a capacidade de atingir os objetivos planejados;
- Busca feedback de desempenho de seu gerente e de outros com quem ele interage no trabalho;
- Prepara um plano de desenvolvimento pessoal com objetivos específicos e uma linha de tempo para sua realização;
- Toma medidas significativas para desenvolver as habilidades necessárias para a eficácia no trabalho atual ou futuro.
Indicadores de comportamentos para gerentes
- Garante que os funcionários tenham metas e responsabilidades claras;
- Trabalha com funcionários para definir e comunicar padrões de desempenho que são específicos e mensuráveis;
- Apoia os funcionários em seus esforços para alcançar objetivos de trabalho (por exemplo, fornecendo recursos, removendo obstáculos, atuando como um buffer);
- Permanece informado sobre o progresso e o desempenho dos funcionários através de métodos formais (por exemplo, relatórios de status) e métodos informais (por exemplo, gerenciamento caminhando);
- Fornece feedback de desempenho específico, positivo e corretivo, o mais rápido possível após um evento;
Oferece com firmeza e prontidão problemas de desempenho; Permite que as pessoas saibam o que se espera deles e quando.