Neste treinamento buscamos desenvolver as capacidades dos participantes para atuarem como multiplicadores do conhecimento em treinamentos, através das técnicas para “saber fazer” e das atitudes para “querer fazer” a diferença nessa atividade, com o apoio de “ferramentas” práticas e efetivas que maximizam resultados.

Objetivo

  • Adquirir conhecimento para uma atuação diferenciada como multiplicador capaz de facilitar o processo de transmissão e multiplicação de conhecimento;

  • Desenvolver habilidades pessoais para transmitir uma imagem positiva e segura para impressionar positivamente seus ouvintes;

  • Exercitar técnicas de apresentação, por meio de atividades práticas/vivenciais com apoio de feedback e filmagem, a fim de aperfeiçoar a postura e a comunicação como multiplicador;

  • Aprender como planejar e organizar os conteúdos e apresentações;

  • Conhecer metodologias de ensino-aprendizagem, bem como variados métodos de condução (exposição, estudo de caso, reunião de discussão e atividade lúdica/vivencial), a fim de promover maior participação, motivação e assimilação dos conteúdos.

Metodologia

Visando propiciar o máximo aproveitamento aos participantes, a metodologia desse curso almeja aliar riqueza de conteúdo com abordagens didáticas dinâmicas e agradáveis. O resultado é um trabalho participativo e altamente envolvente, baseado em exposições dialogadas, exercícios práticos e atividades vivenciais com apoio de feedback e filmagem.
As principais competências trabalhadas neste curso são: orientação para ação, apresentações em público, facilitação, motivação de terceiros e conforto com mudanças.
Possui atividades complementares online.

Programa

1 – Obtendo comunicação no processo de multiplicação eficaz do conhecimento

  • Ações para promover e garantir a comunicação com o público, por meio de um planejamento viável;

  • Controle do medo e superação gradativa da inibição para transmitir segurança nas apresentações;

  • Expressão verbal (voz, dicção e vocabulário) e não verbal (postura, gestos e olhar) para obter e manter a atenção dos ouvintes;

  • Andragogia: contribuições no processo ensino-aprendizagem para o trabalho com adultos;

  • Papel dos multiplicadores: função e competências necessárias para atuações bem sucedidas.

2 – Organizando conteúdos estratégicos no processo de multiplicação eficaz do conhecimento

  • Conhecimentos específicos (assunto, público, objetivo e local) para favorecer conteúdos didaticamente estruturados e enfocados;

  • Público (amigável, desmotivado, descrente e participativo): características e abordagens eficazes para obter resultados;

  • Objetivos (informar, motivar e convencer) conquistados por meio de apresentações estrategicamente desenvolvidas;

  • Levantamento de necessidades, programação, execução e avaliação de resultados de treinamento;

  • Conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) no processo ensino-aprendizagem.

3 – Realizando atuações bem sucedidas no processo de multiplicação eficaz do conhecimento

  • Roteiro (plano de aula) para garantir o enfoque dos pontos essenciais do programa;

  • Métodos de condução (exposição, estudo de caso, reunião de discussão e atividade lúdica/vivencial);

  • Recursos audiovisuais para proporcionar melhor assimilação das informações apresentadas;

  • Autoconhecimento para aprimorar pontos fracos e melhorar continuamente o desempenho;

  • Segurança, entusiasmo e naturalidade para impressionar positivamente os ouvintes.

A Quem se Destina

Esse curso se destina a profissionais de RH e de outras áreas que atuam como multiplicadores de treinamentos técnicos e comportamentais.