Comunicação e Influência na gestão de competência
Quando falamos de liderança estamos falando também sobre influência e influenciar está diretamente ligado a uma comunicação eficaz. Liderar é um processo que envolve comunicação e influência, até porque o bom líder precisa conduzir a equipe de modo que os indivíduos trabalhem integrados e gerem resultados coletivos. Daí a importância de ser um líder influenciador, comunicativo, persuasivo, agregador e motivador!
O verdadeiro líder não mostra o caminho, ele caminha junto com a equipe, ele inspira pelo exemplo, ele é admirado, ouvido e seguido voluntariamente. Se isso não é influência e poder de comunicação, o que mais pode ser?
Hoje vamos falar das competências que estão ligadas diretamente a comunicação e influência. Que ser um líder de verdade? Estão fique de olho nos indicadores e mãos à obra.
Competência: ATENÇÃO A COMUNICAÇÃO
Descrição: Capacidade de garantir que essas informações sejam transmitidas a outras pessoas que devem ser mantidas informadas.
Indicadores:
- Garante que outros envolvidos em um projeto ou esforço sejam mantidos informados sobre desenvolvimentos e planos;
- Garante que informações importantes da sua administração sejam compartilhadas com seus funcionários e outros, conforme apropriado;
- Compartilhe ideias e informações com outras pessoas que possam considerá-las úteis;
- Usa múltiplos canais ou meios para comunicar mensagens importantes (por exemplo, notas, boletins informativos, reuniões, correio eletrônico);
- Mantém seu gerente informado sobre progresso e problemas; Evita surpresas;
- Garante que uma comunicação regular e consistente tenha lugar.
Competência: COMUNICAÇÃO ORAL
Descrição: Capacidade de se expressar claramente em conversas e interações com os outros.
Indicadores:
- Fala claramente e pode ser facilmente entendido;
- Adapta o conteúdo da fala ao nível e experiência do público;
- Usa gramática apropriada e escolha de palavras na fala oral;
- Organiza ideias claramente na fala oral;
- Exprime ideias de forma concisa na fala oral;
- Mantém contato com os olhos quando fala com outros;
- Resumira ou parafraseia sua compreensão sobre o que outros disseram para verificar a compreensão e prevenir a falta de comunicação.
Competência: COMUNICAÇÃO ESCRITA
Descrição: Capacidade de se expressar claramente na escrita comercial.
Indicadores:
- Exprime ideias de forma clara e concisa na escrita;
- Organiza claramente as ideias escritas e sinaliza a organização para o leitor (por exemplo, através de um parágrafo introdutório ou através do uso de cabeçalhos);
- Alfaiates escreveram comunicações para alcançar efetivamente uma audiência;
- Usa gráficos e outros auxílios para esclarecer informações complexas ou técnicas;
- Feitiços corretamente;
- Escreve usando linguagem concreta e específica;
- Usa a pontuação corretamente;
- Usa um estilo apropriado de escrita comercial.
Competência: COMUNICAÇÃO PERSUASIVA
Definição: Capacidade de planejar e entregar comunicações orais e escritas que causam impacto e persuadem o público pretendido.
Indicadores:
- Identifica e apresenta informações ou dados que terão um forte efeito sobre os outros;
- Seleciona linguagem e exemplos adaptados ao nível e experiência do público;
- Seleciona histórias, analogias ou exemplos para ilustrar um ponto;
- Cria gráficos ou slides que exibem informações com clareza e com alto impacto;
- Apresenta vários argumentos diferentes em apoio a uma posição.
Competência: CONSCIÊNCIA INTERPESSOAL
Definição: Capacidade de notar, interpretar e antecipar as preocupações e os sentimentos dos outros, e comunicar essa consciência de forma empática aos outros.
Indicadores:
- Compreende os interesses e preocupações importantes dos outros;
- Avisa e interpreta com precisão o que os outros estão sentindo, com base na escolha de palavras, tom de voz, expressões e outros comportamentos não verbais;
- Antecipa como os outros reagirão a uma situação;
- Escuta atentamente as ideias e preocupações das pessoas;
- Compreende os pontos fortes e fracos dos outros;
- Entende o significado não dito em uma situação;
- Diz ou faz coisas para resolver as preocupações dos outros;
- Encontra formas não ameaçadoras para abordar os outros sobre questões sensíveis;
- Faz com que outros se sintam confortáveis respondendo de maneiras que transmitem interesse pelo que eles têm a dizer.
Competência: INFLUENCIAR OUTROS
Descrição: Capacidade de obter o apoio dos outros para ideias, propostas, projetos e soluções.
Indicadores:
- Apresenta argumentos que abordam as preocupações e problemas mais importantes dos outros e procuram soluções ganha-ganha;
- Envolve outros em um processo ou decisão para garantir seu apoio;
- Identifica e propõe soluções que beneficiam todas as partes envolvidas em uma situação;
- Enaltece especialistas ou terceiros para influenciar outros;
- Desenvolve outras estratégias indiretas para influenciar os outros;
- Sabe quando escalar questões críticas para possuir ou a gestão dos outros, se os próprios esforços para alistar suporte não tiveram sucesso;
- Estruturas de situações (por exemplo, a configuração, pessoas presentes, sequência de eventos) para criar o impacto desejado e maximizar as chances de um resultado favorável;
- Funciona para causar uma impressão particular sobre os outros;
- Identifica e metas influenciam os esforços dos decisores reais e aqueles que podem influenciá-los;
- Procura e constrói relacionamentos com outros que podem fornecer informações, inteligência, suporte profissional, negócios potenciais e outras formas de ajuda;
- Toma um interesse pessoal em outros (por exemplo, perguntando sobre suas preocupações, interesses, familiares, amigos, passatempos) para desenvolver relacionamentos;
- Prevalece com precisão as implicações de eventos ou decisões para vários interessados na organização e estratégia de planos em conformidade.
Competência: CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS COLABORATIVOS.
Descrição: a capacidade de desenvolver, manter e fortalecer parcerias com outras pessoas dentro ou fora da organização que possam fornecer informações, assistência e suporte.
Indicadores:
- Pergunta sobre as experiências pessoais, os interesses e a família da outra pessoa;
- Faz perguntas para identificar interesse compartilhado, experiências ou outro terreno comum;
- Mostra interesse no que os outros têm a dizer; Reconhece suas perspectivas e ideias;
- Reconhece as preocupações comerciais e as perspectivas dos outros;
- Exprime gratidão e apreciação a outras pessoas que forneceram informações, assistência ou suporte;
- Toma tempo para conhecer colegas de trabalho, para construir um relacionamento e estabelecer um vínculo comum;
- Tenta construir relacionamentos com pessoas cuja assistência, cooperação e suporte podem ser necessários;
- Fornece assistência, informações e suporte a outros para construir uma base para reciprocidade futura.
Competência: ORIENTAÇÃO DO CLIENTE
Descrição: a capacidade de demonstrar interesse em satisfazer os clientes externos e / ou internos.
Indicadores:
- Resolve rapidamente e de forma eficaz os problemas dos clientes;
- Conversa com clientes (internos ou externos) para descobrir o que eles querem e como eles estão satisfeitos com o que eles estão recebendo;
- Os clientes sabem que está disposto a trabalhar com eles para atender às suas necessidades;
- Encontra formas de medir e rastrear a satisfação do cliente;
- Apresenta uma maneira alegre e positiva com os clientes.